Dirigindo na Flórida

As distâncias entre os principais pontos são grandes em Orlando, assim como no estado da Florida em geral, é aconselhável o aluguel de um veículo para percorrê-las. Você pode utilizar sua carteira de habilitação do Brasil, mas caso vá permanecer por mais de 30 dias, será necessário emitir a carteira internacional antes de ir. Neste caso procure o Detran de sua cidade.

Confira neste post, uma série de dicas e informações para ajudar você a dirigir na cidade.

As ruas são bem sinalizadas e conservadas e é fácil dirigir na região, mas algumas regras devem ser observadas:

  1. Respeite a sinalização e o limite de velocidade, os guardas são extremamente rigorosos. Ao visualizar a placa STOP, não apenas diminua a velocidade, pare realmente, ou você corre o risco de ser multado. A multa por excesso de velocidade é alta, cerca de 180 dólares. Em cruzamento em que as 4 vias possuem o sinal de STOP, o veículo que chegou à seção transversal primeiro tem o direito de passagem em primeiro lugar, então o próximo veículo e assim por diante.
  2. Ao ser parado por um policial, não saia do veículo. Aguarde o policial ir até você e apresente a documentação do veículo e sua carteira de habilitação.
  3. Os carros na Flórida possuem emplacamento apenas na parte traseira do veículo, por isso não é permitido estacionar de ré.
  4. Nos cruzamentos, a não ser que haja placa proibitiva – NO TURN ON RED -, é permitido virar à direita mesmo com o semáforo fechado (olhe bem antes de virar).
  5. Os limites de velocidade na Flórida são:
  • Rodovias: 55-70 mph (90-105 km/h)
  • Áreas Residencias: 20-30 mph (32-48 km/h)
  • Próximo à escolas: 15 mph (24 km/h)
  1. O uso de cinto de segurança é obrigatório. Crianças de 0 a 5 anos de idade devem obrigatoriamente utilizar equipamentos de segurança adicionais: bebê conforto para crianças com até 1 ano de idade, cadeirinhas para 1 a 4 anos e assentos para crianças acima de 4 anos.
  2. A Lei da Flórida exige que você ligue os faróis ao anoitecer, com nevoeiro, ou na chuva. Tenha especial cuidado ao dirigir durante ou depois da chuva pois pode estar escorregadio.
  3. Não misture bebida com direção. Caso seja parado, será realizado teste de bafômetro e/ou de sangue. Se o motorista se recusar a efetuar o teste, será algemado e levado à delegacia.
  4. Pare se houver ônibus escolar parado. A Lei da Flórida exige que todos os veículos parem, ao se aproximar seguindo ou vindo na direção contrária se há um ônibus escolar e suas luzes vermelhas estão piscando e o sinal de STOP é exibido. NUNCA ultrapassar um ônibus escolar parado com luzes vermelhas piscando. Carros viajando em direção contrária a um ônibus escolar não são obrigados a parar se a pista estiver separada por um espaço sem pavimentação de pelo menos 1,5 metros ou se houver uma barreira física entre as pistas.

Para hóspedes do complexo Disney, há o sistema próprio de transporte entre os parques e hotéis e também o serviço de transporte entre aeroporto e hotéis.Os estacionamentos dos parques custam em média 18 dólares a diária. Para hóspedes dos hotéis Disney, o estacionamento é cortesia nos parques. Da mesma maneira, hóspedes do complexo da Universal não pagam estacionamento em Citywalk.

Dica: ao estacionar seu carro nos parques, fotografe a localização para não esquecer onde o deixou. Os estacionamentos são enormes.

Táxi não é uma boa opção, as distâncias são longas e o preço não é nada atrativo. Uma corrida entre aeroporto e hotel fica em torno de 90 dólares o trecho, e existem muitos táxis clandestinos em Orlando, o que pode ser perigoso. Se for pegar um táxi, ligue sempre para uma central e solicite um.

pedagioOrlando

Pedágios: Há pedágios nas rodovias e em algumas regiões, inclusive próximo ao aeroporto. Tenha sempre moedas e trocado em mãos. Há 3 tipos de guichês/filas nos pedágios.

  • Sunpass: para aqueles que possuem em seu veículo um aparelho pré-carregado com crédito para pedágios. Não há um guichê e o valor é automaticamente debitado do saldo do aparelho. Algumas locadoras oferecem o aluguel do Sunpass, mas caso você não vá realizar muitas viagens entre as cidades da região, acaba saindo mais caro que pagar cada um individualmente. Analise o custo benefício. Caso você passe sem querer por este, e não possua o aparelho, será emitida multa e a locadora do veículo debitará de seu cartão de crédito fornecido no momento da locação.
  • Change Provided: há atendimento humano nestes guichês e você pode pagar com qualquer nota que o troco lhe será devolvido, porém sempre leve quantias menores de dinheiro, jamais pague com notas de US$50 ou US$ 100 pois existe uma certa burocracia que o atendente necessita fazer varias perguntas como modelo do carro, marca, placa, identidade… o que acaba gerando uma demora no atendimento e consequentemente atrasando que está atrás esperando.
  • Exact Coins:Você deve fornecer o valor exato em moedas, jogando-as em um recipiente como o da foto abaixo.exactcoins

Abastecendo o carro: Para o abastecimento de gasolina não há frentistas e você mesmo deve abastecer o veículo. Você poderá utilizar 2 formas de pagamento: Cartão de Crédito ou Dinheiro. Vá ao caixa da loja de conveniência do posto, informe o número da bomba (PUMP) e o valor que quer abastecer. Caso você tenha pago a mais que o valor informado no bomba, volte à loja e solicite seu troco.

Multa de Trânsito: Quando um motorista furar um sinal vermelho na Florida, o policial acenderá luzes vermelhas e azuis para sinalizar ao infrator que ele deverá parar o carro fora da pista. Em seguida, ele solicitará os documentos do carro (para carros alugados pedirá o contrato de locação, por isso sempre ande com ele) e a carteira de habilitação do condutor. O motorista é informado sobre qual infração cometeu e o valor da multa. Todas as multas são cadastradas no banco de dados da polícia e dependendo da gravidade da infração cometida, você poderá ser proibido de alugar carros por um período. As locadoras normalmente verificam se há algum histórico contra o locatário. Quando o motorista infrator não paga a multa de trânsito até o vencimento, uma ordem de prisão pode ser emitida, e caso o mesmo seja parado pela policia, será algemado e levado à delegacia para pagamento da dívida. Observe que na Interestadual você pode ser multado por transitar abaixo da velocidade mínima.

Multa de Estacionamento: Multas referentes ao estacionamento em lugares proibidos são emitidas contra a placa do carro e deixadas no para-brisa com o valor e o prazo de pagamento indicados. Em caso de carro alugado, se a multa não for paga pelo locatário dentro do prazo estabelecido, será posteriormente enviada à locadora para cobrança que debitará o valor da multa no cartão de crédito utilizado na locação.

Carro com câmbio automático: A maioria de nós brasileiros está acostumado a dirigir com o câmbio manual e sempre há aquele receio de dirigir um carro com câmbio automático. Na verdade é muito fácil, o difícil mesmo é aprender que somente a perna direita deve ser utilizada! Até você se acostumar, alguns solavancos serão sentidos! As posições do câmbio são:

P – Estacionado/parado : usado somente quando você pára o carro. Ele trava o carro e o impossibilita de ir para frente ou para trás. A maioria dos carros só permite que a chave seja removida da ignição na posição P.
R – Ré : o cambio só deve ser colocado nesta posição com o carro totalmente parado.
N – Ponto Morto: O carro fica com as rodas destravadas e nenhuma marcha engatada.
D – Dirigir : Somente coloque nesta posição quando estiver pisando no freio ou o carro “pulará” para frente. Depois basta acelerar normalmente.
D2 – Drive2 – Dirigir usando apenas 1ª e 2ª marcha
D3 – Drive3 – Dirigir usando apenas 1ª, 2ª e 3ª marcha.

Para dirigir basta seguir os seguintes passos:

  • Pise no freio;
  • Dê a partida no carro;
  • Solte o freio de mão;
  • Aperte o botão da alavanca e posicione a alavanca do cambio na posição D;
  • Vá soltando o pedal do freio aos poucos para o carro começar a se movimentar;
  • Acelere aos poucos e ele irá aumentando a velocidade e mudando as marchas conforme necessidade.
  • Para parar o carro solte o pedal do acelerador e vá apertando o pedal do freio aos poucos.
  • Quando o carro estiver totalmente parado, posicione a alavanca do câmbio na posição P, solte o pedal do freio e puxe o freio de mão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s